É #ARetomada! Na Autometal, Sindicato chama trabalhadores para 2° turno das eleições

Dias 25 e 26 de abril é a vez de a categoria eleger o presidente, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal dos Metalúrgicos do ABC

Foto: Adonis Guerra

A poucos dias do segundo turno para eleger o presidente dos Metalúrgicos do ABC, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal, a mobilização na base continua forte pela participação dos sócios e sócias nas urnas, dias 25 e 26 de abril. Na terça-feira, dia 11, a assembleia para #ARetomada aconteceu na Autometal, em Diadema, onde trabalhadores aprovaram por unanimidade a continuidade à luta em defesa dos trabalhadores.

O secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, reforçou que agora é o momento em que a categoria elege os 27 companheiros entre presidente e Conselho da Executiva da Direção, mais seis que irão compor o Conselho Fiscal, com três titulares e três suplentes.

Foto: Adonis Guerra

“Esse modelo de representação, o CSE [Comitê Sindical de Empresa], existe apenas no ABC e em alguns sindicatos do Estado de São Paulo que são filiados à CUT. O Sindicato realiza o processo em dois turnos, pois não é possível que ninguém chegue à presidência ou faça parte dos Conselhos da Executiva e Fiscal sem antes passar pelo crivo dos trabalhadores e ser eleito democraticamente na fábrica”, afirmou Claudionor.

“Trabalhamos para ter uma vida mais digna e é por isso que o Sindicato vem sempre à porta da fábrica dar satisfação do que a Direção está fazendo, seja na discussão de Campanha Salarial ou sobre uma PLR negociada internamente. Mesmo na eleição, é importante que o Sindicato mantenha essa postura de, sempre nas decisões que toma, esclarecer todos os pontos ao conjunto de trabalhadores e trabalhadoras”, disse.

Resistência

Foto: Adonis Guerra

O coordenador da Regional Diadema, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua, lembrou que quem acompanha a luta do Sindicato, sabe quanto perdemos nos últimos anos. “Muitos sindicatos não resistiram porque não tinham uma base forte como a nossa, não tinham sócios e, graças aos companheiros dos CSEs junto a categoria, nós estamos aqui fortalecidos”.

Segundo o dirigente, o lema da campanha da eleição é justamente #ARetomada para declarar que vamos juntos resgatar os direitos tirados da classe trabalhadora nos últimos anos. “Deram independência ao Banco Central, que hoje não reduz os juros de forma alguma, e isso atrapalha a vida do povo. Montadoras estão parando porque as pessoas não conseguem adquirir o financiamento com os juros no patamar em que está. Nós queremos contar com vocês nessa eleição e todos os dias que o Sindicato os convocar para que possamos estar juntos e estabelecer uma nova realidade aos companheiros e companheiras nas fábricas”.

Um de vocês

Foto: Adonis Guerra

Durante conversa com os trabalhadores na sua fábrica de origem, o coordenador de área, Gilberto da Rocha, o Amendoim, fez questão de reforçar que aqueles que tiverem qualquer necessidade, devem procurá-lo na Regional Diadema. “Quero escutá-los, levar a reivindicação de vocês à empresa e, de alguma forma, resolver o problema. Sou um de vocês e, junto aos demais membros do CSE na Autometal, o elo para levar e negociar as pautas da nossa categoria”.

O coordenador do CSE, Adelmo Gonçalves da Silva, falou sobre a pauta de reivindicações entregue à Autometal. “Não é só a empresa pensar em produzir, ela tem que pensar no ser humano”.