É hoje a abertura do 9º Congresso! O Sindicato é seu. Venha ocupar este espaço e fazer história

Foto: Edu Guimarães

O 9º Congresso dos Metalúrgicos do ABC tem início hoje, às 18h, na Sede. A atividade de abertura marcará os 40 anos do 1º Congresso das Metalúrgicas do ABC.

Em entrevista à Tribuna, o secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, explicou as etapas da atividade e a importân­cia da participação dos trabalhadores para definir os rumos da categoria.

Confira mais sobre as etapas na página 4.

Foto: Adonis Guerra

Tribuna – O que acontecerá na abertura do 9º Congresso?

Aroaldo – A atividade marcará a luta em defesa da igualdade e de uma sociedade mais justa. São 40 anos desde a realização do 1º Congresso das Metalúrgicas do ABC. A programação contará com documentário, palestras e depoimentos sobre os anos de luta e da participação das mulheres.

O 9º Congresso da categoria é o momen­to de definição das diretrizes que vão nortear as lutas dos Metalúrgicos do ABC.

Tribuna – Como o Congresso está orga­nizado?

Aroaldo – O regimento deverá ser aprovado ainda hoje. É nele que constará o conjunto de normas, desde a tirada de dele­gados, a construção de propostas de ações e as regras para apresentação de emendas e vo­tações da Plenária Final, que é deliberativa.

Serão cinco etapas em que os compa­nheiros e companheiras poderão se envol­ver, conhecer mais sobre temas importantes, aprofundar os debates e fazer propostas. A ideia é que os metalúrgicos do ABC pensem no futuro da categoria em plenárias, grupos de trabalho e debates.

Tribuna – Quais serão os temas centrais?

Aroaldo – São cinco temas: política e estado, economia e indústria, transformação no mundo do trabalho, movimento sindical e região do ABC.

Tribuna – Por que debater esses temas?

Aroaldo – Em nenhum momento da história recente teve tanta modificação no mundo, no Brasil, nos processos produtivos e no perfil dos trabalhadores.

Por isso, o desafio do momento é tentar dar conta da discussão desses cinco eixos porque todos são de fundamental importân­cia para os nossos empregos e o nosso futuro.

Tribuna – Como se darão as discussões?

Aroaldo – As discussões serão organi­zadas em mesas de debates sobre os cinco temas que envolvem a vida do trabalhador. É a oportunidade de cada companheiro aprofundar as discussões e fazer perguntas aos debatedores.

Tribuna – E o próximo passo?

Aroaldo – Em seguida, haverá a etapa de dez grupos de trabalho temáticos, além dos cinco GTs de Cidadania: mulheres, juventu­de, igualdade racial e combate ao racismo, metalúrgicos com deficiência e LGBT.

Cada delegado participará de um dos dez temas gerais e de um tema de cidadania para propor ações.

Tribuna – Para onde vão as propostas dos trabalhadores?

Aroaldo – As ações vão compor o Plano de Lutas, que será votado na Plenária Final, prevista para o fim de maio.

Tribuna – O que a Diretoria do Sindicato espera para o 9º Congresso?

Aroaldo – Que os companheiros e companheiras participem ativamente deste processo de construção e transformação, en­fim, um bom Congresso para todos e todas!

Da Redação.