“É hora de unificar todas as cooperativas em um fórum único”
Em evento na Sede, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, aponta políticas da pasta, com apresentação de demandas e perspectivas de futuro
A Sede dos Metalúrgicos do ABC foi palco do primeiro seminário de desenvolvimento rural sustentável e cooperativismo solidário da Unisol São Paulo. Com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o encontro no último sábado, dia 24, contou com a participação de mais de 50 cooperativas e associações da agricultura familiar, representantes de universidades, órgãos públicos e entidades do setor.
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, lembrou que a base metalúrgica é conhecida por um projeto que passa por várias vertentes, como emprego, renda, pelo alimento na mesa do trabalhador, educação e cultura. “E a agricultura familiar e cooperativas também fazem parte deste projeto extremamente necessário. O Brasil é conhecido pelo agronegócio, exportando commodities, mas quem produz, de fato, a comida que vai na mesa do trabalhador e da trabalhadora é a agricultura familiar”.
“Temos que valorizar os pequenos agricultores que precisam de acesso a financiamentos, a políticas para que tenham condições de poder trabalhar e se desenvolver”, afirmou Moisés. “Se discute muito a questão do futuro do trabalho. Vemos a tecnologia avançando cada dia mais e os empregos cada vez menores, mas o futuro do trabalho passa pela economia solidária que, junto à agricultura familiar, são fundamentais para o futuro da classe trabalhadora”.
Para o vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, a atividade foi um passo importante para construir um ambiente mais justo e sustentável ao campo paulista. “Juntos debatemos e buscamos soluções para fortalecer o cooperativismo solidário, promover o desenvolvimento rural sustentável e melhorar a vida das pessoas no campo”, destacou o dirigente. O seminário teve mesas redondas com especialistas, troca de experiências dentre os participantes, além da filiação e consolidação dos territórios do Vale do Ribeira, Alto Tietê e Sorocaba.
Governo federal
Segundo o ministro Paulo Teixeira, o debate traz ampliação às políticas da pasta, com apresentação de demandas e perspectivas de futuro. “Temos que aproveitar essa oportunidade histórica com as entidades presentes e chamar as demais. É hora de unificar todas as cooperativas em um fórum único no qual me prontifico a participar”.
O ministro anunciou na última sexta-feira, dia 23, que o governo federal irá financiar, por meio de editais públicos, o desenvolvimento tecnológico na indústria de máquinas e implementos com finalidade de estimular a produção de equipamentos menores e mais baratos. O objetivo é mecanizar a agricultura familiar, que ainda receberá incentivo para aquisição de máquinas através de crédito subsidiado. Os recursos em valores ainda indefinidos serão destinados pelo Programa Mais Alimentos.