“É na democracia que os trabalhadores avançam em novas conquistas”

Centrais sindicais participaram da Virada da Democracia com debate sobre o trabalho e o que representa a democracia na defesa dos direitos, empregos e desenvolvimento do Brasil.

Foto: divulgação

Os presidentes da CUT, Força Sindical, CTB, CSB, Nova Central e UGT, que formam o fórum das centrais sindicais, participaram da live “Democracia e Trabalho” no domingo, dia 5. A ação fez parte da programação da Virada da Democracia, um festival online com mais de 50 atividades propostas pelas entidades que integram a campanha #BrasilpelaDemocracia #BrasilpelaVida.

Lançada na semana passada, a campanha já conta com mais de 120 organizações e movimentos sociais de todo o Brasil em defesa da democracia, da vida, dos direitos, liberdades e oportunidades no país.

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, lembrou que o movimento sindical renasceu no Brasil na década de 1980 lutando contra o regime militar. Agora, passados mais de 37 anos, novamente a democracia está ameaçada.

“Quando falamos em democracia, a primeira coisa que vem à mente é o direito de votar e se expressar de maneira livre, mas a democracia é muito mais do que isso, é um modelo de sociedade protetora que respeita os direitos humanos, e é na democracia que os trabalhadores avançam em novas conquistas. Em todas as ditaduras, a classe trabalhadora é a primeira a ser perseguida, com cerceamento das liberdades e retiradas de direitos. Isso não pode mais acontecer, é por isso que as centrais sindicais se juntaram na defesa dos direitos da classe trabalhadora”, afirmou.

“Nossa unidade é na defesa da democracia no seu sentido mais amplo, na geração de emprego, do desenvolvimento do país, da soberania nacional que esse governo ameaça. É por isso que estamos nessa campanha e convidamos todos a participar. A democracia é um bem pelo qual tantos deram a vida e não podemos permitir que se perca nesse momento”, completou.

Virada da Democracia

A primeira ação da campanha foi o evento coletivo Virada da Democracia, que contou com mais de 50 atividades. O primeiro painel foi realizado na noite de sexta-feira, com o tema “Mobilização na sociedade para responder à crise social e de saúde”.

Durante todo o fim de semana, a democracia foi abordada sob diversos aspectos, entre eles a saúde, ciências, desigualdades, direito à alimentação, violência contra a mulher, cultura, meio ambiente, liberdade de imprensa e fake news, enfrentamento ao racismo, direitos fundamentais, habitação, educação e segurança pública.

A atividade contou ainda com sarau, vídeos pela democracia, cantoria de varanda, capoeira e apresentação de músicas.

A campanha

A campanha #BrasilpelaDemocracia #BrasilpelaVida é uma ação conjunta dos movimentos em defesa da democracia.

É uma resposta à situação enfrentada pelo país, que exige a união de todos em defesa da democracia, ameaçada pelo ataque permanente e inconcebível às instituições, à imprensa, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos dos cidadãos consagrados na Constituição Federal. Também estão na pauta a defesa da vida, ameaçada pela ineficiência do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus.

O site da campanha é brasilpelademocracia.org.br. Estão disponíveis os kits da campanha com imagens para serem baixadas e usadas nas redes sociais em apoio ao movimento. Também é possível participar de grupos de discussão via WhatsApp, divididos por regiões do país.