Economia brasileira deve abrir 2013 com crescimento de 4%, diz Serasa
SÃO PAULO – O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica mostra crescimento de 0,2% em julho, frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 99,7.
O indicador, divulgado nesta terça-feira (25), antevê, em um horizonte de seis meses, em que patamar se encontrará a economia brasileira. Desta forma, o resultado de julho mostra que a trajetória da economia brasileira é de aceleração ao longo deste semestre e no início de 2013.
Segundo a Serasa, a economia brasileira deve abrir 2013 com crescimento de 4%.
Fatores que ajudarão
De acordo com os economistas da Serasa Experian, as medidas pró-crescimento adotadas pelo governo (como as sucessivas reduções das taxas de juros e as isenções tributárias em setores específicos) apresentarão impactos mais significativos sobre a atividade econômica a partir do segundo semestre de 2012, viabilizados pela queda gradual da inadimplência, pela melhora da confiança dos empresários e por uma certa acomodação das turbulências econômico-financeiras internacionais. Tais impactos positivos tenderão a se estender até, pelo menos, o início do próximo ano.
Sobre a pesquisa
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva pretende antever, em um período de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como atividade econômica, concessões reais de crédito aos consumidores e às empresas, e inadimplência da pessoa física e jurídica.
Do Uol Economia