Economia solidária: Unisol começa curso avançado de cooperativismo
Capacitar os trabalhadores a gerenciarem suas cooperativas como um negócio competitivo é o objetivo do curso avançado de gestão em cooperativas que a Unisol iniciou ontem, no Centro de Formação Celso Daniel. Por três meses, 25 trabalhadores das cooperativas apoiadas pelo Sindicato receberão formação nas áreas de administração, financeira, marketing, produção contabilidade, jurídica e administração de pessoal.
O curso é um embrião da escola de cooperativismo que o Sindicato vai criar, conforme resolução do 4º Congresso dos Metalúrgicos e vai contar com professores das mais importantes universidades brasileiras. Segundo Aziel Pereira, presidente da Unisol, grande parte dos trabalhadores no setor administrativo das empresas que se tornaram cooperativas foi embora, causando uma série de dificuldades. “Sabemos produzir muito bem, mas administrar a gente aprende no dia-a-dia”, disse Aziel.
Loide da Silva Veiga, da Textilcooper, de Santo André, disse que o cooperado tem limitação em ver o negócio como um todo. “Temos algumas dificuldades. Já perdemos para a concorrência por calcular errado um custo, quando tínhamos condição de produzir por menos”, contou.
Eucélia Aparecida de Freitas, da Uniwídia, de Mauá, diz que o curso vai contribuir para formar trabalhadores do chão de fábrica na administração do negócio.