Economia Solidária: Unisol faz convênio com Senaes
Capacitação de cooperados, projetos de viabilização e financiamento de empreendimentos, e integração de trabalhadores. São estes os termos do acordo que a Unisol (entidade que reúne as cooperativas apoiadas pelo Sindicato) irá assinar com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), órgão do Ministério do Trabalho.
O convênio foi apresentado na última quinta-feira, durante seminário que reuniu membros das cooperativas filiadas e representantes da Secretaria para fazer um balanço de outro convênio, este realizado desde o ano passado com a Federação das Cooperativas da Espanha (Fesalc) que está chegando ao final.
Dione Manetti, diretor de fomento à Economia Solidária da Secretaria, disse que o convênio com a Unisol visa repassar assessoria técnica e política para o fortalecimento das cooperativas, a procurar incluí-las em redes de produção e cadeias de comercialização. Visa também organizar novos empreendimentos e localizar suas potencialidades de produção.
Espanhóis
Pelo convênio com a federação espanhola, a Unisol recebe tecnologia e conhecimento nas áreas de administração e comercialização de produtos.
“Nos 25 anos de nossa Federação tivemos de superar muitas dificuldades. É isso que trouxemos para a Unisol, já que muitos dos problemas que enfrentamos no passado são enfrentados hoje pelas cooperativas da Unisol”, explicou Artur Ferrer Serrahima, assessor da Fesalc.
Segundo ele, é comum que muitas empresas quando quebram sejam assumidas por trabalhadores do chão de fábrica com a formação de cooperativas. “Em seguida esses trabalhadores percebem que existe um vácuo na administração do empreendimento. Por isso a necessidade cada vez maior de formação nas áreas de administração”. afirmou Artur.
Expectativa
Dione Manetti acredita que a economia solidária vai ter um novo impulso no Brasil com Luiz Marinho no Ministério do Trabalho. “O governo reconhece e estimula a economia solidária. Agora, com Marinho, o Ministério se torna um ambiente fértil para o setor”, enfatizou.