Editorial: Informação contra o preconceito

O Sindicato dá início à publicação da Tribuna Metalúrgica Cidadania certo de que os temas aqui abordados vão despertar o interesse não apenas daqueles que de alguma forma sentem discriminação ou exclusão por sua condição social, de raça ou deficiência, mas sim de todos e todas que, conscientes destas diferenças, sonham com uma sociedade igualitária e arregaçam as mangas para construí-la.

A edição Cidadania, fruto de parceria com a central norte-americana AFL-CIO (veja entrevista com a representante da Central), quer levar para os metalúrgicos e à sociedade em geral a  discussão de temas, iniciativas e propostas que despertem o debate sobre a problemática e resultem em atitudes concretas para mudanças.

As comissões temáticas dos metalúrgicos do ABC foram criadas em congressos e têm a preocupação de, por meio de abordagens específicas, buscar a conquista de cidadania plena para toda a população brasileira.

Para isso, queremos e vamos procurar parcerias com outras entidades voltadas ao mesmo objetivo, que é o de propiciar uma vida mais igualitária e digna a cada pessoa. Afinal de contas, o papel de um sindicato vai muito além das questões relativas à categoria que representa: cada trabalhador que conscientemente reivindica seus direitos é também um cidadão que ocupa seu espaço na sociedade e, junto com seu sindicato, luta para torná-la cada dia melhor.

José Lopez Feijóo
presidente do Sindicato