Editorial: Vá e vote!

Metalúrgicos do ABC reafirmam importância do voto em defesa da democracia e de uma sociedade mais justa.

Foto: Adonis Guerra

No dia 6 de outubro, temos uma data importante em nossas mãos: as eleições municipais. Este é um momento que não apenas define os representantes das cidades, mas também reafirma a luta histórica pelos direitos dos trabalhadores e pela democracia.

Nosso Sindicato é uma referência no Brasil e no mundo por sua história de lutas e conquistas, mas, principalmente, pela defesa da democracia em nosso país após anos sombrios impostos por uma ditadura militar que cerceou o nosso direito de nos expressar e lutar por uma sociedade mais justa. Os Metalúrgicos do ABC carregam consigo um legado de batalhas e vitórias, sempre fundamentado na democracia.

A democracia é o único regime que nos permite não apenas eleger nossos governantes, mas também expressar nossas opiniões, dialogar, manifestar, discordar, divergir, convergir e buscar consensos. É a base de uma sociedade que aspira à justiça, à igualdade e ao respeito.

Sem democracia, não há espaço para os direitos fundamentais que garantem a todos nós acesso à educação de qualidade, saúde digna, condições de trabalho justas, respeito e uma sociedade plural e mais justa. O que está em jogo nas eleições municipais não é apenas a escolha de candidatos, mas o futuro de nossas cidades.

Infelizmente, ainda nos deparamos com falsos profetas que tentam deslegitimar a democracia, apresentando-se “contra o sistema” como soluções para os problemas que eles mesmos criaram. Conhecemos bem os riscos de abrir mão do que conquistamos. Eles não são a alternativa para um mundo melhor.

Nossa história recente mostra as tentativas reais de ameaçar a democracia conquistada com lágrimas e sangue. Não podemos, não queremos e não devemos abrir mão das nossas conquistas. A luta por direitos é diária e a defesa da democracia deve ser incansável.

Lembre-se: democracia não se resume ao ato de votar. É escolher nossos representantes, aqueles que assumirão o poder público. No caso dos municípios, são aqueles que serão responsáveis por políticas que melhorem a qualidade de vida dos moradores e trabalhadores. Por isso, não devemos negar a política. Não podemos achar que são todos iguais. Avaliem os candidatos e candidatas a prefeitos e vereadores. Avaliem aqueles que têm compromisso com quem mais precisa: os trabalhadores e trabalhadoras que produzem a riqueza do país.

Trata-se de escolher representantes que realmente se importam com a vida da população e que compreendem as nossas necessidades. Nas eleições municipais, os prefeitos e vereadores que elegermos serão responsáveis por políticas públicas que afetarão diretamente a qualidade de vida em nossos bairros, cidades, fábricas e, consequentemente, em nossas vidas.

É essencial que cada um de nós faça uma análise cuidadosa dos candidatos e candidatas. Pergunte-se: quem realmente se compromete a lutar pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras? Quem demonstra um histórico de compromisso com a justiça social? Esses são os critérios que devem nos guiar.

Nunca abra mão de seus direitos. O seu voto é sua voz e uma ferramenta poderosa de mudança. Vá e vote! Participe ativamente deste processo democrático, que é tão fundamental para todos nós. Afinal, a democracia é nossa conquista e deve ser constantemente defendida e valorizada.

Viva a democracia! Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras!

Moisés Selerges

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC