Educação e reforma universitária

Um dos temas importantes dentro da agenda educacional para o próximo período é a reforma universitária, questão também abordada pelo ministro Tarso Genro ao participar do seminário que o Sindicato promoveu sobre as Metas do Milênio.

Este é o momento para ficar atento à proposta que será objeto de debate no Congresso e, naturalmente, na sociedade. Que princípios e que objetivos políticos e educacionais deverão orientar esse debate e as mudanças a serem feitas no ensino superior brasileiro?

Destacamos nesta coluna alguns desses elementos. O primeiro deles é entender a educação como um bem público, inserido no campo dos direitos sociais e visto como prioridade da sociedade brasileira.

Resposta à sociedade
A universidade deve cumprir um papel estratégico no processo de desenvolvimento econômico, cultural e social do País, formando profissionais de qualidade, produzindo ciência e tecnologia, buscando respostas para os problemas nacionais e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Deve também assegurar o acesso e a permanência no ensino superior de estudantes oriundos de todas as classes sociais, reafirmando direitos e implementando medidas que promovam a integração dos setores da população que têm sido historicamente excluídos da universidade, como os afrodescendentes.

Departamento de Formação