Educação tucana só piora
Kassab abandona ensino
Gilberto Kassab só se reelegeu prefeito de São Paulo porque contou com o apoio incondicional do governador Serra. O tucano aproveitou o controle que tem sobre a imprensa, para abafar as denúncias contra o candidato. Passado o pleito, as marretas voltam a surgir.
Estudo da Comissão Municipal de Direitos Humanos denuncia o crescimento da reprovação e da evasão (abandono) escolar em todas as sub-prefeituras da capital. O problema ocorre tanto no ensino fundamental como no médio.
Piora
O levantamento feito entre 2005 e 2008 mostra que em regiões menos favorecidas o índice de não-aprovação (reprovações e evasões) mais do que dobrou.
São os casos de M’Boi Mirim e da Cidade Ademar, cuja piora foi de 131% e de 106% no ensino fundamental, e da Sé, com aumento de 162% no ensino médio.
Direito humano
Essa queda apenas piora um quadro que já era muito ruim. Basta lembrar que um terço dos alunos de escolas paulistas do ensino fundamental não souberam responder as provas de avaliação de português e matemática, realizadas em 2007.
Na prática, segundo o relatório, esses estudantes não foram capazes de identificar os documentos que leram, como uma conta de água, ou entender o contexto de uma história em quadrinhos.
Segundo a Comissão, a evasão escolar e a repetência foram os fatores que mais impediram a melhoria dos direitos humanos em São Paulo.