Eleições: ABC terá 30 vereadores a menos

A decisão do Senado de manter os critérios já definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai cortar 30 vagas de vereadores no ABC. O número de cadeiras na região cai das 135 atuais para 105. Em todo o Brasil, 8.528 vagas serão eliminadas das atuais 60.276.

Desde abril houve um vaivém na discussão, desde que o TSE adotou novos critérios para o total de vereadores. Agora, eles serão eleitos de acordo com o população.

Antes, os próprios vereadores das cidades com até 1 milhão de habitantes definiam o número, que podia variar entre 9 a 21.

Depois da decisão do TSE, a Câmara dos Deputados acatou lobby dos vereadores e aprovou emenda amenizando o corte para 5.062 vereadores.

O Senado aprovou essa emenda no primeiro turno, mas no segundo não houve o número de votos necessários para sua aprovação. Com isso, continua prevalecendo a decisão do TSE. O corte vai afetar basicamente as Câmaras de cidades com até 600 mil habitantes e as estimativas apontam que a economia será de R$ 500 milhões anuais.

No ABC, 30 a menos
Aqui na região não haverá mudanças no tamanho das Câmaras de Santo André e São Bernardo.

Nas outras cidades, a redução do número de vagas vai aumentar o quociente eleitoral, isto é, o candidato vai precisar de mais votos para conquistar uma vaga na Câmara.