Eleições no ABC: Quadro político está definido

Ex-presidente do Sindicato e da CUT Nacional, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicen-tinho, foi definido no último domingo candidato a prefeito de São Bernardo pelo PT. Seu principal adversário será o atual prefeito William Dib.

Segundo o jornal Estado de S. Paulo publicou domingo, após a aliança com o PMDB Vicentinho tem boas chances de vitória por ser “um candidato de trajetória muito semelhante ao do presidente Lula”. Com a confirmação de seu nome, ficam estabelecidas as disputas nas sete cidades da região.

Aliás, as eleições para a maioria das Prefeituras do ABC repetem as condições do confronto em São Paulo entre Marta Suplicy (PT) e José Serra (PSDB). Isto é, candidatos progressistas e comprometidos com mudanças vão enfrentar adversários ligados ao passado, isto é, com FHC. Tanto que o governador Geraldo Alckmin vai apostar pesado no ABC.

>> Jogo duro

Santo André é um exemplo. O prefeito João Avamileno enfrenta a coalização conservadora apoiada pelo Palácio dos Bandeirantes e formada pelo ex-prefeito Newton Brandão e o ex-deputado Duílio Pisaneschi. Avamileno, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, leva vantagem.

Em São Caetano o secretário da Saúde, José Auricchio, é o escolhido pelo prefeito Luiz Olinto Tortorello para ter seu apoio. O vereador Hamilton Lacerda é o principal adversário do continuismo.

José de Filippi Júnior, prefeito em exercício, lidera em Diadema. Em seu encalço estão dois ex-petistas: José Augusto Ramos e Gilson Menezes.

Pesquisa ABC Repórter/Scenso revelou empate técnico em Mauá entre ex-prefeito tradicional Leonel Damo e Márcio Chaves, escolhido pelo PT.

Já em Ribeirão Pires, Jair Diniz é o candidato apoiado pela prefeita Maria Inês e a disputa fica centrada com o veterano ex-prefeito Valdírio Prisco e o deputado Clóvis Volpi.

Em Rio Grande da Serra as principais candidaturas são de Carlos Augusto César, o Cafu, ex-dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC, e Kiko Teixeira.