Eletra investe R$ 10 milhões para ampliar produção de ônibus elétricos no ABC
A Eletra, fabricante de veículos híbridos e elétricos conhecida por seus trólebus, e que começou a adaptar chassis tradicionais de motor movidos a combustão interna para rodarem com tração elétrica, ainda que de forma híbrida, na virada do século, escreve novo capítulo em sua história.
Com o movimento crescente de prefeituras para adotar ônibus eletrificados para rodar em suas frotas e reduzir emissões a Eletra avaliou este como o momento ideal para expandir significativamente sua operação em São Bernardo do Campo, SP, onde a empresa nasceu em 1999. Para tanto desembolsou R$ 10 milhões para encontrar espaço que comportasse os planos de crescimento.
Após busca que durou seis meses a empresa está em processo de mudança de unidade no bairro do Montanhão, onde possuía capacidade para produzir 25 veículos/mês, para galpão de 27 mil m² que pertencia à Conexel e que ficou fechado por cinco anos no km 16 da Via Anchieta, bairro Paulicéia, vizinha à Mercedes-Benz. A fábrica conseguirá comportar a produção de 150 veículos/mês.
A nova planta será inaugurada no mês que vem e serão contratados, até o fim do ano, 350 profissionais: hoje emprega oitenta funcionários. Em 2023, para sustentar a meta de produzir 1,8 mil veículos anuais, a equipe chegará a 1,2 mil funcionários, sendo 30% da mão de obra composta por engenheiros e profissionais de tecnologia da informação e 70% de operários para atuarem no chão de fábrica.
Da AutoData