Elétricos ainda enfrentam a desconfiança dos consumidores, mostra pesquisa

Levantamento da Consumer Reports aponta que problemas com o carregamento dos veículos são a maior preocupação dos clientes

Os veículos elétricos ainda enfrentam a desconfiança dos consumidores pelo mundo. Os problemas para carregar as baterias são as causas da baixa confiabilidade, segundo pesquisa anual de confiabilidade automotiva da Consumer Reports. De acordo com o levantamento, em média, os novos elétricos tiveram 79% mais problemas do que os veículos movidos a gasolina. Os híbridos tiveram menos problemas do que os a gasolina, enquanto os híbridos plug-in tiveram 146% mais problemas.

A pesquisa da Consumer Reports abrange 20 áreas problemáticas, incluindo motores, propulsores elétricos, transmissão e eletrônica automotiva. A organização reuniu dados sobre mais de 330.000 veículos fabricados de 2000 a 2023, com alguns modelos 2024 recentemente introduzidos. As picapes elétricas foram consideradas as menos confiáveis, enquanto os carros compactos, esportivos e picapes pequenas estavam entre as mais confiáveis em um ranking de 19 categorias.

“Para as montadoras tradicionais, (EVs) são tecnologias realmente novas, então elas não têm muita experiência com baterias, carregamento e motores”, disse Jake Fisher, diretor sênior de testes automotivos da Consumer Reports. A pesquisa classificou a Tesla em 14º lugar em questões relacionadas ao hardware da carroceria, pintura e acabamento e sistema de climatização usado em seus veículos movidos a bateria.

No entanto, a Tesla foi a segunda melhor entre as marcas dos EUA, atrás da Buick, da General Motors, de acordo com classificações de marcas divulgadas com base na confiabilidade do veículo. Segundo o levantamento, a Tesla teve menos problemas no que diz respeito ao motor, tecnologia de carregamento e bateria. A Chrysler e a Stellantis ficaram em 29º e 30º lugar, respectivamente. Os fabricantes de automóveis asiáticos dominaram os 10 primeiros lugares, com a Lexus em primeiro lugar e a Toyota em segundo.

Do Automotive Business