Elétricos da VW chegarão ao Brasil só no fim de 2022
Montadora avalia aceitação aos modelos ID.3 e ID.4 por meio de test drive em São Paulo
Enquanto marcas com produção local e importadas já têm produtos à venda ou que chegarão no começo de 2022, ainda que a preços pouco convidativos, a Volkswagen segue medindo a temperatura do mercado brasileiro para seus veículos elétricos. Mas esse processo, iniciado oficialmente em outubro, começa a ser acelerado a partir desta semana.
O ID Week, realizado até o fim desta semana em São Paulo, é a largada do programa de apresentação dinâmica a formadores de opinião e potenciais do ID.3 e ID4, automóveis europeus candidatos à importação e representantes da marca no segmento, que, no acumulado de onze meses de 2021, teve somente 2,1 mil veículos licenciados.
De qualquer forma, Pablo Di Si, presidente da Volkswagen no Brasil e América Latina, diz não ter pressa para lançar automóveis elétricos no Brasil. “A caminhada rumo à descarbonização inclui modelos híbridos e flex com etanol na nossa região, mas também os veículos elétricos que são referência no mundo”, deixou claro o executivo.
Segundo o executivo, na melhor das hipóteses, o primeiro VW elétrico será vendido aqui somente no fim de 2022 ou pouca coisa depois, no começo de2023. Ainda assim, não confirmou qual modelo será ou se serão os dois simultaneamente. Com um período tão longo até ao lançamento comercial, obviamente ninguém na Volkswagen, nem mesmo Di Si, arrisca a revelar em qual faixa de preço os elétricos serão posicionados no mercado interno. Menor, o ID.3 deveria ser o mais barato, caso o ID.4, um crossover, também seja importado.
Do AutoIndústria