Elétricos e híbridos plug-in já são 80% dos eletrificados vendidos no Brasil

ABVE aponta avanço consistente dos eletrificados mesmo com leve oscilação mensal nas vendas

O mercado brasileiro de veículos eletrificados fechou novembro com 21.209 unidades emplacadas, segundo a ABVE. O volume representa uma leve queda de 0,75% em relação a outubro, mas mantém uma trajetória de crescimento no comparativo anual — alta de 23,7% frente a novembro de 2024. Mesmo sem novas explosões mensais, os eletrificados seguem ganhando força dentro do mercado de leves e já representam 9,3% das vendas do mês.

Os carros com recarga na tomada continuam dominando o setor. Em novembro, os plug-in (BEV + PHEV) responderam por 79,9% de todos os eletrificados vendidos, totalizando 16.943 unidades. Os PHEV seguem como a tecnologia favorita do consumidor brasileiro, com alta de 2,4% sobre outubro e crescimento expressivo de 39,8% na comparação com novembro de 2024. Já os BEV tiveram uma oscilação mensal negativa de 9,1%, mas ainda assim acumulam um salto de 34,1% na comparação anual.

A soma dos dois tipos de eletrificados plug-in (modelos que vão na tomada) reforça uma mudança clara nos hábitos de compra: cresce o interesse por modelos capazes de rodar no modo elétrico no dia a dia, mas sem abrir mão do motor a combustão para viagens. Entre os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex), foram 4.266 unidades vendidas no mês — 20,1% do total de eletrificados.

Os números mostram que, apesar do avanço mais lento, o segmento segue firme, com crescimentos de 8,8% e 8,5%, respectivamente, em relação a outubro. Os modelos micro-híbridos (MHEV) registraram 4.906 unidades, uma queda mais acentuada de 23,1% frente ao mês anterior.

Do Motor1