Elétricos: projeto de lei visa recarga em estradas federais

No Brasil, mesmo em capitais como São Paulo, por exemplo, existem grandes buracos vazios em algumas regiões importantes, não sendo estas cobertas por pontos de recarga, nem mesmo conveniados ou pagos. Se isso acontece em grandes capitais e especialmente na maior delas, o que dirá nas longínquas estradas federais, que atravessam o país de norte a sul, sendo muitas vezes negligenciadas em seu básico, que dirá ter pontos de recarga.

Salvo algumas rotas como Presidente Dutra e a BR-277 no Paraná – em parte por conta do governo local – a eletrificação nas estradas federais é bem ruim, mas um projeto de lei quer mudar isso e implantar pontos de recarga rápida, para que carros elétricos deixem de ser um “carro de cidade”.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) é a autora do PL 392/2023, que visa estabelecer a instalação de carregamentos de energia de alta potência para carros elétricos em rodovias federais. Eliziane explica que é função do governo o planejamento e execução de iniciativas que criem demanda para energias mais limpas. Para ela, o Estado deve incentivar “o câmbio que representa a mudança da matriz de combustíveis, baseada em hidrocarbonetos, para outra, de caráter limpo, renovável e calcada em motores elétricos”.

O PL 392/2023 determina que postos de abastecimento em rodovias federais tenham pontos de recarga de carros elétricos, a partir de 12 meses contados do início da vigência da nova lei, ser aprovada. Também será função do Poder Executivo regulamentar as especificações técnicas dos equipamentos. O PL contempla ainda ofertas de linhas de crédito para incentivar o alcance dos objetivos pelo prazo de dez anos.

Da Agência Senado