Eletrificados já são quase 10% do mercado no Brasil e batem 160 mil em 2025
BEV e PHEV respondem por mais de 7% das vendas em agosto, reforçando o avanço da eletrificação
O mercado automotivo brasileiro encerrou agosto de 2025 com 214.380 emplacamentos, uma queda de 6,9% em relação a julho e retração de 3,8% frente a agosto do ano passado. O menor número de dias úteis no mês ajudou a explicar o recuo, mas entre os veículos eletrificados o movimento foi o oposto: crescimento consistente e consolidação de participação.
De acordo com levantamento da Bright Consulting, os veículos eletrificados (BEV, PHEV, HEV e MHEV) registraram 24.540 unidades em agosto, praticamente estáveis frente a julho (24.486), mas 70,3% acima do volume de agosto de 2024. Com esse resultado, a categoria respondeu por 11,4% do mercado total no mês e já soma 160.191 unidades no acumulado do ano, um avanço de 48,5% sobre 2024.
Um ponto importante é que, assim como a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o nosso levantamento editorial não considera os mild-hybrids (MHEV) como parte dos eletrificados, já que possuem apenas um nível básico de eletrificação. Nesse recorte, os números de agosto apontam para 19.745 unidades eletrificadas plenas (BEV + PHEV + HEV), o equivalente a 9,2% do mercado, um número expressivo.
Um recorte relevante é o dos veículos que “vão na tomada” — os 100% elétricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV). Essa categoria somou 14.962 unidades em agosto, o que representa 7,0% dos emplacamentos gerais. É um padrão seguido em diversos mercados desenvolvidos, que usam BEV+PHEV como referência para medir a penetração da eletrificação. As marcas chinesas seguem em expansão, passando de 9,2% do mercado total em julho para 9,9% em agosto. O desempenho é puxado principalmente pela BYD, que domina entre os elétricos.
Do InsideEVs