Eletroposto da Porsche? Alemã quer dominar rede de recarga no Brasil

A Porsche do Brasil apresentou o projeto Highway Charging 3.0, em parceria com a GreenV. O plano prevê a instalação de 66 carregadores ultrarrápidos de 150 kW até 2030, ampliando para 104 o total em rodovias. O investimento é de R$ 70 milhões e a primeira estação já está em operação no km 57 da Rodovia Presidente Castello Branco, em São Paulo, no restaurante A Quinta do Marquês.

A GreenV, criada em 2021 a partir da AZ Energy, já contabiliza mais de 4.000 carregadores residenciais instalados no Brasil e agora leva sua experiência para o segmento rodoviário. O Highway Charging 3.0 será implantado em cinco fases. A primeira, com 25 carregadores, deve ser concluída em maio de 2026. A segunda, também com 25, está prevista para 2027, enquanto a terceira acrescentará 16 pontos até 2028. Os anos de 2029 e 2030 serão dedicados a monitoramento e melhorias, sempre acompanhando a demanda.

A lógica do projeto é garantir que as estações estejam distribuídas a cada 100 km nas principais rodovias, criando uma malha contínua de recarga. Por enquanto, não há previsão de expansão para o Norte, região onde a Porsche ainda não possui concessionários. A estratégia é criar postos de recarga que funcionem como referência em viagens. Em locais estruturados, como postos rodoviários, haverá duas áreas: uma exclusiva para clientes Porsche e outra, operada pela GreenV, aberta a veículos de qualquer fabricante.

Onde não houver conveniência, serão criados pontos independentes, com banheiros, áreas de descanso e serviços pagos, aproximando a experiência da recarga à de um posto de combustível tradicional. Com esse ciclo, a rede da Porsche no Brasil chegará a 104 carregadores ultrarrápidos em rodovias e 23 estações urbanas em concessionárias, oito delas de 350 kW – os mais potentes da América do Sul.

Do InsideEVs