Eluma Utinga: Acidente revela descaso com segurança
Acidente com refiladeira ocorrido quinta-feira à noite no setor de laminados da Eluma Utinga esmagou a mão esquerda de companheiro, que continua internado e corre o risco de sofrer uma amputação.
O trabalhador acidentado demorou para ser socorrido, uma vez que o motorista da ambulância acumula também a função de segurança e não queria deixar a portaria.
Além disso, o trabalhador foi conduzido para o hospital errado, em trajeto que demorou mais de duas horas.
O vice-presidente da CIPA, Antonio Geraldo, o Bolinha, disse que houve uma inversão de valores. “O segurança, por ordem da empresa, valorizou mais o patrimônio da firma do que a vida do companheiro”, lembrou.
Bolinha disse que na última eleição para a CIPA pediu o aumento do número de cipeiros, já que a empresa implantou candidatura por área.
Ele disse também que, na reunião extraordinária realizada depois do acidente, o engenheiro de segurança sugeriu punição para os trabalhadores que se acidentam.
“É uma visão estreita de segurança no trabalho, como se os trabalhadores quisessem se machucar”, explicou.
Ele pediu para os trabalhadores elegerem sempre CIPAs de luta, votando em candidatos comprometidos com a melhoria das condições de trabalho. “Só assim teremos condições de avançar”, avaliou Bolinha.