Eluma-Utinga: Eleição para Cipa é hoje
Hoje tem eleição de CIPA na Eluma-Utinga, em Santo André, e o pessoal deve votar nos candidatos apoiados pelo Sindicato, pois são metalúrgicos comprometidos com a luta para melhorar as condições de trabalho.
No setor de laminados o Sindicato apóia o companheiro Ulisses Garcia, o Grampola. Na engenharia de fábrica o apoio vai para Reginaldo Bezerra, o Gato.
O coordenador da Regional Santo André, Geovane Correa, aproveitou a disputa para criticar a mudança feita no sistema de eleições pela Eluma-Utinga. Até agora, a Cipa era formada pelos 11 candidatos mais votados (titulares e suplentes).
No pleito deste ano a empresa decidiu setorizar a eleição. “O problema deste sistema é que setores onde o risco é maior – a fundição, por exemplo – terá um número de representantes menor que o necessário”, explica Geovane.
Outro problema que ele aponta é que este sistema facilita a apresentação de candidatos indicados pelas chefias, que não estão comprometidos com as lutas dos trabalhadores e são lançados apenas para dividir votos.
“Procuramos a Eluma-Utinga para protestar e reivindicar a volta ao sistema antigo, mas a empresa não quis voltar atrás”, protesta Geovane, afirmando que o Sindicato continua disposto a conversar com a empresa sobre o assunto.
GRN
Com o apoio do Sindicato, o companheiro Alexandre da Silva Santana foi eleito ontem para a CIPA na GRN, em Diadema.