Em 2009: Fiat produziu 66 unidades da Palio Weekend elétrica, rodando no Brasil

Se você acha que carro elétrico é algo que apareceu nos últimos anos, saiba que exatos 14 anos atrás, a Fiat já tinha desenvolvido uma Palio Weekend elétrica aqui mesmo no Brasil, e o modelo era usado na usina de Itaipu. O projeto do modelo começou a ser desenvolvido em 2006, em parceria com a Itaipu Binacional e também a empresa suíça KWO Grimselstrom.

A tecnologia não era tão avançada como temos nos carros elétricos mais recentes. As baterias do modelo eram de sódio, com autonomia de apenas 120 quilômetros. Se por um lado a autonomia era pequena se comparada com modelos elétricos que hoje chegam a rodar 600 quilômetros com uma recarga, o tempo de carregamento das baterias não era alto demais, eram necessárias 8 horas, em uma tomada de 220 volts, para elevar a carga a 100% novamente.

O motor gerava potência máxima de 15 Kw, o equivalente, segundo a Fiat, a 20 cavalos, e torque máximo era de 5,1 kgfm. O desempenho não era lá grande coisa, pois a aceleração de 0-60 km/h acontecia em 9 segundos, e o tempo de 0-100 km/h era de intermináveis 28 segundos. 100 km/h era a velocidade máxima da perua.

Ainda temos que lembrar que essas baterias tinham o peso de 165 quilos, ou seja, era necessário empurrar não só a carroceria toda da Palio Weekend, mas também um peso extra equivalente a duas pessoas de peso médio. Foram feitas 66 unidades da Palio Weekend Elétrica, carros que foram usados por parceiros da Fiat no projeto, principalmente na usina de Itaipu e no Arquipélago de Fernando de Noronha/PE, mas também usados por Ampla, CPFL, Eletrobrás, Cemig, Copel, Furnas e Correios.

Do Notícias Automotivas