Em 2022, locadoras compraram 3 em cada 10 carros vendidos
As locadoras viveram seu pior momento na pandemia e após a quarentena, quando o mercado automotivo praticamente parou e depois sofreu com a crise dos chips, impedindo a renovação das frotas e gerando um impacto negativo no mercado de usados, retendo carros e ajudando a turbinar a maxi valorização.
Tendo contribuído grandemente para o efeito de bola de neve que virou uma avalanche no mercado automotivo, as locadoras voltaram a comprar (e a soltar) carros no mercado nacional em 2022, gastando R$ 55,2 bilhões na aquisição de 590.520 veículos, segundo a Abla, Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis.
Isso representou 30,1% das vendas totais de automóveis no mercado nacional no ano passado, sendo assim 3 carros a cada 10 vendidos em 2022. O crescimento foi de 33,8% em relação a 2021, quando 441 mil unidades foram compradas, mas ainda um número superior ao de 2019, onde as aquisições das locadoras somaram 541 mil carros.
Boa parte desses carros novos comprados pelas locadoras não têm como destino o aluguel tradicional, já que a crise apertou os planos de muitos turistas, mas para aplicativos como 99 e Uber, que respondem por 52% do total locado. Com a recente introdução do MobizapSP, um aplicativo de transporte por automóvel municipal, o setor deve ganhar impulso e nisso também os contratos de locação, especialmente se a iniciativa paulistana for adotada em outras cidades como forma de baratear o serviço.
Da Abla