Em ação pelo Outubro Rosa, trabalhadoras na Volks participam de palestra na fábrica

A campanha ‘Doe Fios de Amor’ continua. Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC chama categoria para doar. Saiba como participar

Foto: Adonis Guerra

Trabalhadoras nos dois turnos na Volkswagen, em São Bernardo, participaram na última quinta-feira, 24, da palestra sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, em alusão ao mês Outubro Rosa. A atividade, organizada pela Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC, reforçou a im­portância do tema e falou sobre autocuidado, além de chamar as companheiras para participar da campanha de solidariedade ‘Doe Fios de Amor’, que arrecada fios de cabelo para doar a pacientes que lutam contra o câncer.

A coordenadora do coletivo e CSE na Ouro Fino, em Ribeirão Pires, Maria Zelia Vieira Viana, explica que a ação vai muito além de laços e campanhas. “É fundamental uma ação educativa para garantir uma sociedade mais responsável com o seu autocuidado, informada e saudável, já que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Esperamos que essa informação seja amplamente disseminada para podermos promover a detecção precoce e salvar vidas”.

Foto: Adonis Guerra

A CSE na Volks, Roberta Grana, chama toda a categoria para participar da campanha ‘Doe Fios de Amor’. “São aceitos todos os tipos de cabelo com, no míni­mo, 15 cm de comprimento, podendo ser só uma mecha. Diga ao cabeleireiro que você está cortando para doar”, explicou Roberta. “Outra dica: o corte deverá ser feito com o cabelo seco. Coloque o cabelo cortado bem amarrado no elástico, em um saquinho, e leve até a recepção do Sindicato ou das Regionais”.

Palestra

Durante as rodas de conversas na montadora, as trabalhadoras acompanharam palestra sobre o tema com a enfermeira e acupunturista Francye Yara Batan. Temas como idade, estilo de vida, hereditariedade, reposição hormonal, menopausa e contraceptivo também foram abordados. “É importante ficarmos atentas aos sinais. O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres”.

Foto: Adonis Guerra

Dentre os possíveis sinais e sintomas estão: alterações no tamanho ou forma da mama; nódulo único e endurecido; vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo; nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho; sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; sensação de nódulo aumentado na axila; secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos; endurecimento da pele da mama, semelhante à casca de laranja; coceira frequente e dor da mama ou no mamilo, por exemplo.

“O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico”, indicou a enfermeira.