Em Cine Debate, Comissão discute direitos trabalhistas da comunidade LGBTQIAPN+

Exibição do filme ‘Orgulho e Esperança’, que aborda ativismo gay em Londres em conjunto com sindicalistas, foi exibido do Espaço Celso Daniel

Foto: Adonis Guerra

No último dia 23, a convite da Comissão LGBTQIAPN+ do Sindicato, trabalhadores assistiram à exibição do longa ‘Orgulho e Esperança’, no Espaço Celso Daniel.

Para o coordenador da Comissão LGBTQIAPN+ do Sindicato, Arthur França, o Cine Debate é uma oportunidade de enriquecer conhecimento e fortalecer a militância. “Considero de suma importância o debate em torno de filmes que abordam nossos direitos trabalhistas, bem como a perspectiva da comunidade LGBTQIAPN. Nesta conversa, por exemplo, foi possível por meio das contribuições dos participantes explorar diversas facetas, enriquecendo assim nosso conhecimento e fortalecendo nossa militância”.

O filme lançado em 2015, dirigido por Matthew Warchus, se passa no ano de 1984, na Inglaterra com Margaret Tatcher no poder e os mineiros em greve. Depois do orgulho gay chegar em Londres, um grupo de ativistas gays e lésbicas decide arrecadar dinheiro para enviar às famílias dos mineiros. Mas a União Nacional dos Mineiros está constrangida em receber a ajuda. Os ativistas não perdem o ânimo, decidem entregar a doação pessoalmente e partem em direção ao País de Gales. Assim começa a história improvável de dois grupos que não tinham nenhuma relação, mas se uniram em prol de uma causa.