Em luta pela carteira assinada

Por iniciativa do nosso Sindicato, será lançada nesta quinta-feira uma campanha de combate ao trabalho informal, precário. Nossa iniciativa teve o apoio do governo Lula, através do Ministério do Trabalho (MTb) e da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), e outras entidades e associações estão sendo chamadas para integrar essa luta.

Os dados sobre o trabalho no Brasil são alarmantes. De cada três pessoas que trabalham, apenas uma delas tem carteira assinada, ou seja, é contratada pelo regime da CLT. Esse é um dos principais reflexos da situação caótica por que passa a Previdência Social, já que o trabalho informal, quase sempre, não recolhe o INSS e os demais encargos trabalhistas.

Há muito tempo que o trabalho prestado em nosso País tem deixado de ser pela modalidade de emprego. Outras formas de contratação vêm surgindo, como a cooperativa fraudulenta e a prestação de serviço. E, ainda que o trabalho formal prevaleça em determinados setores da economia, tem sido comum a terceirização do trabalho, o que leva à precarização de direitos trabalhistas e a salários menores.

Nova realidade – Muito embora o ABC viva uma realidade diferente do restante do País, já que praticamos uma política sindical forte e representativa, nossa região não está afastada dessa realidade perversa. Muitas empresas menores não contratam trabalhadores pelo regime da CLT. Há muita gente trabalhando sem carteira assinada. Isso é ruim para todos. Essa é uma situação que temos que mudar.

A campanha que ora se inicia tem por finalidade denunciar os maus patrões. Não queremos, de forma alguma, prejudicar aqueles que respeitam os direitos mínimos dos trabalhadores. Por isso, se você conhece alguma empresa que tem contratado sem assinar a carteira de trabalho, denuncie, avise o nosso Sindicato. Essa é uma luta de todos nós, mas será fundamental a participação popular para que ela tenha sucesso.

Departamento Jurídico