Em mensagem ao Congresso, Lula diz que Brasil está preparado para enfrentar crise

O texto afirma que é possível reconhecer as grandes transformações realizadas no Brasil desde 2003

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, entregou nesta segunda-feira (2) a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional, em sessão que inaugurou os trabalhos da 3ª sessão legislativa da 53ª legislatura.

A mensagem foi lida pelo primeiro-secretário, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), em mesa composta também pelo presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), e o presidente do Supremo Tribunal Federal,Gilmar Mendes.

Na mensagem ao Congresso, o presidente Lula menciona o cenário internacional adverso, provocado pela crise financeira que abala as economias mundiais, mas afirma que o Brasil está hoje mais preparado para enfrentá-la do que no passado e citou os avanços conseguidos com o esforço coletivo entre os governos, Congresso, Judiciário e sociedade desde 2003.

O texto afirma que é possível reconhecer as grandes transformações realizadas no Brasil desde 2003. “As ações e os indicadores formam um retrato de um País mais forte, mais justo e mais soberano, com igualdade social e regional. Hoje, somos internacionalmente reconhecidos como um dos países mais preparados para superar a crise gerada no hemisfério norte”.

Lula destacou que, na economia, a inflação está sob controle há seis anos, com taxas dentro das metas previstas, e que o crescimento do País está ancorado em taxas robustas, as maiores nos últimos 30 anos. Também citou o fato de que nos nove primeiros meses de 2008 a produção ter crescido 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“É inevitável que a economia desacelere, mas estamos fazendo todos os esforços para que o povo brasileiro não perca as conquistas desse período. Se não tivéssemos criado o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em 2007 teríamos de criá-lo agora, em condições mais complicadas”, sustentou.

O presidente também apontou o fortalecimento do programa Bolsa-Família, a política de recuperação do salário mínimo e a expansão do crédito para agricultura familiar.

“Não é por acaso, portanto, que nossos indicadores sociais mostram avanços notáveis, com queda no índice da desigualdade de renda (Gini) e redução da pobreza nas principais regiões metropolitanas do País”.

Outros trunfos para superar a crise, afirmou Lula, são o montante de US$ 207 bilhões que o País acumula hoje em reservas internacionais, total cinco vezes superior ao valor em 2003; e, em meio à crise, o apoio dado pelo governo ao crédito, às empresas exportadoras, e a setores fundamentais, como agricultura, construção civil e indústria automobilística.

Para finalizar, após elogiar o Congresso e destacar que Câmara e Senado atuam de forma ágil e dedicada em tramitações mais urgentes, Lula disse que o momento atual é de intensos esforços políticos e administrativos. “E estou certo que temos todas as condições de enfrentar o período mais agudo da crise internacional, porque o Brasil dos últimos anos é mais forte e mais consciente de suas conquistas e de sua capacidade de realização”.

Do PT