Em outubro, mercado de veículos tem melhor resultado mensal do ano

Fiat Strada lidera mais uma vez e Volkswagen Tera já é o segundo automóvel mais vendido

A indústria automobilística brasileira contabilizou 246,9 mil licenciamentos em outubro, o melhor resultado mensal em um ano. Diante de igual mês do ano passado, entretanto, houve ligeiro recuo próximo de 1%, mas crescimento de quase 8% diante de setembro último. É preciso considerar também um dia útil a mais do que no mês anterior.

Os números preliminares, de qualquer forma, são uma grata surpresa em função de dificuldades para aprovação de crédito, juros elevados e também da oferta reduzida de alguns produtos nas lojas, sobretudo da Toyota, que retoma parcialmente a produção nesta segunda-feira, 3, interrompida no fim de setembro com a destruição da fábrica de motores de Porto Feliz, SP, por um vendaval.

Mais uma vez, a Strada foi a líder de vendas. A picape compacta da Fiat superou 14 mil licenciamentos e estabeleceu larga vantagem sobre o segundo veículo mais vendido, o surpreendente Tera, que teve quase 10,2 mil unidades entregues aos clientes finais, recorde desde seu lançamento, no primeiro semestre.

O SUV compacto da Volkswagen é o maior destaque dos últimos meses do mercado interno. Contabilizando as negociações a partir de junho, quando começou a chegar em maior número às revendas da marca alemã, já tem mais de 27,9 mil emplacamentos. Desde setembro é o utilitário mais vendido no Brasil, mas no mês passado alçou também ao segundo posto no geral.

Do AutoIndústria