Em qual país do mundo os carros mais poluem o ar?

Para tentar reduzir os efeitos nocivos da emissão de gases poluentes no ar, os países têm regras rigorosas para os carros – nem todos

Um novo estudo publicado pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo revela que carros e caminhonetes na Austrália lançam 50% mais dióxido de carbono (CO₂) no ar do que veículos em outros países. Isso significa que é difícil para a Austrália alcançar a meta de não emitir poluentes até 2050. Segundo Robin Smit, professor adjunto da Escola de Engenharia Civil e Ambiental, da Universidade de Tecnologia de Sydney, para conseguir o feito, o país necessita de regras mais rígidas para os carros e de outras políticas também.

As normas obrigatórias em matéria de emissões de CO₂ ou de eficiência de combustível são internacionalmente reconhecidas como um elemento fundamental para reduzir as emissões dos transportes. Smit, que é líder do estudo recente, explica que o governo australiano propôs um Novo Padrão de Eficiência de Veículos (NVES), que deve entrar em vigor em 2025 e fixará um limite para quantos gases poluentes um carro pode emitir por quilômetro.

A Austrália tem discutido sobre isso desde 2008, mas nunca chegou a impor regras obrigatórias. As regras atuais são voluntárias desde 1978, mas não funcionam muito bem devido à falta de fiscalização – e os carros ainda poluem muito. O estudo também mostra que os carros na Austrália estão ficando mais poluentes a cada ano. Isso porque eles estão ficando maiores e mais pesados, e mais pessoas estão comprando SUVs grandes. Sem regras rígidas, como as praticadas em outros países, essa tendência pode continuar.

Para Smit, as novas regras devem ser bem pensadas para funcionarem de verdade. “Os testes de emissões devem ser mais realistas, e as informações sobre o consumo de combustível dos carros devem ser públicas. Isso vai ajudar a garantir que os carros estejam poluindo menos”. Em resumo, o professor acredita que o que falta no país é a aplicabilidade de normas claras e rigorosas para reduzir a poluição dos carros. Segundo ele, as novas regras propostas pelo governo podem ser um passo na direção certa, mas precisam ser bem-feitas e fiscalizadas para funcionarem de verdade.

Do Olhar Digital