Em sete meses, Programa Mover supera Rota 2030 em adesão

Participação é maior por parte das autopeças, que miram as demandas futuras das montadoras de veículos instaladas no país

O Programa Mover, atual conjunto de regras que rege o setor automotivo nacional, em sete meses já teve mais adesão do que seu antecessor, o Rota 2030. Desde março, quando entrou em vigor a portaria que deu origem ao programa, 118 empresas foram habilitadas, sendo 11 montadoras, 93 fabricantes de autopeças, entre outros agentes.

Comparando com o Rota 2030, nos mesmos sete meses iniciais, a quantidade de empresas que manifestaram interesse e se homologaram chegou a 39. De acordo com Denys Cabral, gerente de inovação automotiva na Becomex, essa diferença se deve a um movimento forte, que parte das montadoras e chega até sua cadeia de suprimentos.

“As fabricantes de veículos estão exigindo que seus fornecedores, em diversos níveis, também se habilitem ao programa, algo que aconteceu em menor grau na época do Rota 2030”, disse. Cabral explicou ainda que há uma forte pressão por redução de custos na indústria como um todo, de forma que a adesão aos incentivos do Mover poderá ajudar nesse sentido.

O número poderá aumentar ainda mais entre os fabricantes de autopeças, onde ainda haveria espaço para o programa ganhar mais penetração. Considerando que o Sindipeças, entidade que representa a classe no país, tem uma base de cerca de 500 associados, há no horizonte um universo de pouco mais de 400 empresas. Nem todas devem requisitar homologação, é verdade, mas o interesse aumentou nesse setor, afirmou o gerente da Becomex.

Do Automotive Busines