Em teste, veículos autônomos da Waymo vão operar em Nova York

Quem estiver andando pelas ruas de Nova York nas próximas semanas poderá se deparar com um novo tipo de transporte circulando pela Big Apple. O prefeito Eric Adams acaba de conceder a primeira autorização para testes de veículos autônomos (VA) à Waymo — com número limitado. A empresa de propriedade do Google terá permissão para testar até oito veículos autônomos em Manhattan e no centro do Brooklyn até o final de setembro deste ano.

Após esse prazo, a Waymo poderá solicitar uma extensão do período de testes. Como parte da licença, a companhia de tecnologia está obrigada a participar de reuniões regulares com representantes do Departamento de Transportes da cidade de Nova York, apresentando relatórios de dados com os resultados do projeto.

Desde o ano passado, a gestão Adams vem elaborando novos requisitos de segurança focados em testes de VA, permitindo que as empresas apresentem pedidos de licença no “ambiente urbano mais dinâmico e complexo dos Estados Unidos”. A aprovação se relaciona estritamente aos testes de tecnologia de veículos autônomos, exigindo a presença de um motorista treinado ao volante.

O serviço de aluguel ainda está proibido e depende do aval da Comissão de Táxis e Limusines da Cidade de Nova York (TLC), incluindo a emissão de licença própria. Atualmente, a Waymo está disponível em cinco cidades americanas: Phoenix, San Francisco, Los Angeles, Austin e Atlanta — totalizando 10 milhões de viagens. Para o ano que vem, estão confirmadas licenças de operação em Dallas, Miami e Washington, D.C.

Do Olhar Digital