Em visita ao Brasil, presidente da FITIM reúne-se com metalúrgicos na CNM/CUT

Berthold Huber conheceu a realidade vivida por metalúrgicos brasileiros que atuam em empresas alemãs no país

O presidente da Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (FITIM) e do sindicato metalúrgico alemão IG Metall, Berthold Huber, está no Brasil para participar de uma série de visitas e atividades com os metalúrgicos brasileiros.

Nesta segunda-feira (31) o dirigente participou de um encontro realizado na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT junto a representantes de trabalhadores que atuam em empresas alemãs em locais com base sindical CUTista no país, como Volkswagen, Mercedes-Benz, ZF, entre outras.

Durante a participação dos representantes sindicais brasileiros, alguns temas foram abordados, como as constantes práticas anti-sindicais realizadas pela Brose, em Salto-SP e a ZF, de Sorocaba, em oposição à luta sindical e aos trabalhadores. Os companheiros também lembraram as importantes contribuições feitas nos últimos anos pelo assessor do IG Metall, Manuel Campos, (que não está junto com a delegação que visita o Brasil) para o avanço das relações entre metalúrgicos brasileiros e alemães e também com as empresas tedescas.

Após uma breve apresentação de todos os participantes, o secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Valter Sanches, realizou uma apresentação que  abordou a estrutura sindical brasileira, a rotatividade no setor, práticas anti-sindicais e os avanços conquistados pela categoria, como o aumento do piso salarial nas diversas regiões do país, além de dados sobre a conjuntura econômica e política do Brasil no último período.

Em sua fala, Huber explicou como funciona o sistema sindical alemão e o sistema de cogestão nas empresas, instituído logo após a segunda guerra mundial. Além disso, respondeu aos questionamentos feitos pelos sindicalistas brasileiros por conta de ações praticadas pelas empresas alemãs no Brasil.

Nesta terça-feira (1), Huber tem um encontro marcado com o presidente Lula na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo. Ele realiza mais visitas e atividades no país até a próximo sábado (5), quando volta para a Europa.

Da redação com CNM/CUT