Emagrecer não é fácil
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem atualizada uma lista de emagrecedores e uma ferramenta de pesquisa online de produtos irregulares. Esses produtos têm uma coisa em comum: são duplo prejuízo, para seu bolso e sua saúde.
Vendidos como produtos naturais, baseados em ervas, colágeno, vitaminas etc., muitas vezes nem mesmo isso tem. E o fato de ter também não quer dizer que faça alguma coisa.
Por exemplo: um produto tem colágeno em cápsulas: esse colágeno não vai parar na pele. Ele vai ser digerido até aminoácidos, vai para as células do corpo todo e até da pele e, vários dias depois, pode virar colágeno. Ou queratina. Ou um pelo.
Na lista, emagrecedores registrados como suplementos alimentares, pois, não tendo que comprovar ação, como os medicamentos, podem ser vendidos livremente pela lei atual. Mesmo assim, vários desses estão irregulares, segundo a Anvisa.
Emagrecer inclui alteração da dieta em sua qualidade e quantidade, cuidados com o aparelho digestivo, paciência e atividade física regular. Mesmo após perder peso, é fundamental o acompanhamento médico ou dietético para a manutenção da saúde. Não perca seu tempo com suplementos.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente