Embaixador chileno visita Sindicato e conhece produção de ônibus elétricos na Mercedes

Diplomata Sebastián Depolo assumiu a embaixada em janeiro com a volta do governo democrático no Brasil

Foto: Adonis Guerra

O Sindicato recebeu a visita do embaixador chileno, Sebastián Depolo, a vice-cônsul, Vanessa Pohl, e o conselheiro Adido Agrícola, Ricardo Moyano Monreal no último dia 17. A delegação foi recebida na Sede dos Metalúrgicos do ABC para uma conversa antes de seguir para conhecer a fábrica da Mercedes e a sala da representação dos trabalhadores na montadora, em São Bernardo.

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, celebrou o intercâmbio de lutas e agradeceu a oportunidade do encontro para troca de informações. “É um orgulho imenso recebê-los aqui no solo sagrado da classe trabalhadora, uma comitiva de um país tão importante quanto o Chile para toda a América Latina”

Durante a conversa, o dirigente destacou as conquistas nos 64 anos de luta da base e como a evolução do modelo de representação, de Comissão de Fábrica para CSE (Comitê Sindical de Empresa), atuou na organização do chão de fábrica na garantia de direitos.

Já na Mercedes, Moisés lembrou o início da luta sindical. “No começo existia certa repressão por parte da empresa. Quando andávamos pela fábrica, seguranças da montadora nos seguiam. Hoje companheiros e companheiras são liberados do seu posto para exercer o trabalho sindical. Essa é apenas uma das muitas conquistas dos trabalhadores na Mercedes”.

Foto: Adonis Guerra

Embaixador

O embaixador chileno, Sebastián Depolo, agradeceu a recepção e afirmou ser uma honra conhecer os metalúrgicos e metalúrgicas do ABC. “E para mim em especial porque sou filho de trabalhadores. Na embaixada, nossa conversa não é apenas com ministros e empresários. Temos uma diplomacia distinta, voltada para o diálogo com a classe trabalhadora, movimentos sociais locais e regionais. Os trabalhadores organizados são a base da democracia para toda a sociedade”.

Durante caminhada nas áreas da Mercedes, logo após conhecer as instalações do Sindicato, Depolo afirmou ser uma experiência fantástica ver de perto a produção de futuros ônibus elétricos. O embaixador pontuou ainda a automatização, segurança dos trabalhadores, eletromobilidade, além da organização sindical no local de trabalho.