Emenda 3 – Reunião de mobilização segunda-feira pelos nossos direitos

Todos os metalúrgicos do ABC estão convocados para reunião de mobilização na próxima segunda-feira, dia 2, para discutir a participação da categoria no dia de nacional de lutas a favor do veto do presidente Lula à emenda 3. A reunião começa às 18h.

As mobilizações das centrais já mudaram o ambiente no Congresso Nacional. Plenária ontem na Câmara dos Deputados conseguiu a adesão de parlamentares de diversos partidos e a disposição do presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP) de apoiar a manutenção do veto. Mesmo convidado, o presidente do Senado, Renan Calheiros, não participou.

“A mobilização de hoje (ontem) foi muito positiva pela unidade demonstrada pelas centrais sindicais. Esse início de pressão está mudando o ambiente no Congresso, mas temos de continuar atentos”, disse o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo.

Consenso – Chinaglia defendeu a formação de um grupo de trabalho para produzir uma proposta sobre as relações de trabalho entre prestadores de serviços (pessoas jurídicas) e empresas, assunto da emenda 3. Chinaglia sugeriu que sejam ouvidos representantes de trabalhadores, de empresários e do governo. Mesmo assim, segundo Feijóo, o risco de derrubada do veto é ainda muito grande e por isso a necessidade de manter a mobilização dos trabalhadores.

Pressão continua – A pressão sobre o Congresso vai prosseguir. Logo depois da plenária de ontem, um grupo de sindicalistas foi aos gabinetes de deputados. Os que não votarem pela manutenção do veto terão seus nomes denunciados como inimigos dos trabalhadores.

Junto com isso, as centrais vão organizar mutirões nos aeroportos dos Estados para convencer deputados e senadores.

Outra ação é o envio de e-mails para eles. Você deve mandar um para quem votou na última eleição. A lista de endereços eletrônicos está na página da CUT www.cut.org.br

Calendário de Mobilização

2 de abril – reunião de mobilização dos metalúrgicos. Sede do Sindicato, às 18h
4 de abril – plenária estadual. Quadra dos Bancários, às 13h
5 de abril – plenária regional no ABC. (local a confirmar)
10 de abril – dia nacional de luta