Emplacamentos de veículos na quinzena de setembro chegam a 77 mil
Ritmo comercial dos primeiros quinze dias foi mais lento na comparação com agosto
Os emplacamentos de veículos realizados na primeira quinzena de setembro começaram em ritmo mais lento do que em agosto. Segundo dados do Renavam obtidos por Automotive Business, o volume de licenciamentos registrados nos primeiros quinze dias do mês foi 16% menor do que aquele visto na quinzena do mês passado, chegando a 77,7 mil unidades.
Segundo fonte ouvida pela reportagem, não apenas a presença de um feriado nacional influenciou no resultado, mas também a disponibilidade de produtos para entrega: caso houvesse um maior fluxo de veículos montados saindo das montadoras, o volume de emplacamentos, de acordo com o interlocutor, teria sido maior.
A expectativa do mercado é a de que um maior número de emplacamentos seja realizado na última quinzena, a exemplo do que ocorreu nos últimos dois meses, com as vendas diretas ditando o ritmo. A modalidade de venda, inclusive, respondeu por 47% do total licenciado na primeira quinzena de setembro, segundo a Bright Consulting.
De acordo com as projeções da consultoria, os emplacamentos de veículos em setembro deverão somar até 178 mil unidades. Caso o resultado se concretize, ele será 8% inferior ao volume de licenciamentos registrados em agosto.
Do Automotive Business