Emprego cresce e ABC tem melhor fevereiro da história
O Grande ABC registrou, em fevereiro, o menor índice de desemprego para esse mês desde o início da pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, em 1998. Por esse levantamento, o contingente de desempregados é de 130 mil pessoas, o que representa 9,5% da população economicamente ativa (ou seja, de todos os que estão no mercado de trabalho, ocupados ou em busca de colocação). Esse percentual mostra estabilidade em relação à taxa de janeiro (9,4%), mas é bem menos do que o observado em fevereiro de 2012 (10,2%).
O índice de desemprego só não foi menor que o do mês anterior pelo fato de a população economicamente ativa ter aumentado mais. Isso porque ingressaram no mercado de trabalho 9.000 pessoas em busca de colocação.
Por outro lado houve a abertura de 7.000 vagas no mês, alta de 0,6% frente a janeiro. Em relação a fevereiro de 2012, a ocupação cresceu 1,5% (18 mil vagas a mais). Foi a primeira variação positiva, na comparação anual, desde outubro.
O movimento nos sete municípios reflete sinais de retomada das fabricantes, que ampliaram em 2,8% os empregos (5.000 a mais) no mês, assinala o gerente de pesquisas do Seade, Alexandre Loloian. Em serviços, houve expansão de 1,6% (abertura de 10 mil vagas), puxada por transportes e logística.
Caminhões
O reaquecimento da produção de caminhões ajuda a explicar a melhora da indústria na região. O segmento, que foi beneficiado por linha de crédito com condições especiais, oferecida pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para a aquisição desses veículos, ampliou em 72% o volume fabricado no primeiro bimestre frente a igual período de 2012.
Empresas ligadas a essa cadeia produtiva confirmam a ampliação do quadro de pessoal para atender ao aumento da demanda. É o caso da Freudenberg NOK, de Diadema, que faz itens de vedação para veículos. A empresa, que tinha 300 funcionários na área fabril no ano passado, contratou, no início deste ano, 20 pessoas e segue com vagas abertas. A gerente de RH, Adriana de Assis Barbosa, assinala que, devido à necessidade de mão de obra, já contratou aluno que vai se formar dia 3 em curso profissionalizante gratuito oferecido pela companhia.
Do Diário do Grande ABC