Emprego na indústria de SP cresce 0,26% em agosto, recorde para o mês

A volta do crescimento no ritmo de atividade a partir do terceiro trimestre deu fôlego para uma nova alta do nível de emprego na indústria paulista em agosto. De acordo com dados da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgados nesta terça-feira, a indústria gerou 8.000 vagas no mês passado. O número representa alta de 0,26% em relação a julho –a quarta elevação mensal consecutiva e recorde para o mês–, nos dados com ajuste sazonal.

Emprego na indústria brasileira tem 7ª alta seguida e renda sobe 2% em julho
Governo autoriza nomeação de 84 servidores para substituir terceirizados
Desemprego prolongado reduz expectativa de vida, apontam OIT e FMI
Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o saldo apresentou uma alta de 4,79%. Considerando os dados sem ajuste, houve aumento no nível de emprego de 0,31% em agosto.

No acumulado do ano até agosto, a indústria gerou 180 mil postos de trabalho, o que representou crescimento de 7,49% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado também é o maior da série histórica, iniciada em julho de 2005.

Setores
Em agosto, dos 22 setores pesquisados, 15 tiveram desempenho positivo e 6 mais demitiram que contraram, logo um ficou estável.

O setor com maior saldo de contratação no mês passado, com relação a julho, foi o de máquinas e equipamentos (1,2%), seguido de produtos diversos (1,1%) e móveis (1,0%).

Na outra ponta, o setor que mais demitiu foi o de fabricação de coque e de produtos derivados de petróleo e de biocombustíveis (-2,1%), seguido por produtos de madeira (-0,6%) e produtos textêis (-0,5%).

Atividade
Em julho, o INA (Indicador de Nível de Atividade) medido pela entidade apresentou alta de 0,6% em julho ante o mês anterior, depois de registrar queda em maio e junho. De acordo com a Fiesp, após a acomodação registrada no segundo trimestre, a atividade da indústria paulista volta a registrar tendência de crescimento neste trimestre e deve subir 11% até o fim do ano.

No ano até julho, a indústria de São Paulo registra crescimento de 12,7% no nível de atividade, valor que, segundo a entidade, deve diminuir um pouco até o fim do ano, já que, daqui em diante, a base de comparação é mais forte –a economia brasileira começou a dar sinais de recuperação da crise financeira no segundo semestre de 2009. Assim, a variação no ano deve ficar em torno de 11%.

Da Folha Online