Emprego na indústria: O melhor janeiro em 9 anos

O emprego na indústria paulista cresceu 0,14% em janeiro na comparação com dezembro de 2003, o que representa a criação de 2.123 vagas. Os números, apresentados pela Fiesp ontem, mostram que o mês passado teve o melhor desempenho para janeiro desde 1995. O resultado acumulado dos últimos 12 meses mostra a criação 413 postos de trabalho, uma alta de 0,04%.

O diretor da Fiesp, Claudio Vaz, avaliou que o crescimento do emprego está dentro da expectativa da entidade e que está havendo uma tendência de recuperação do emprego nas fábricas. “Começamos o ano com uma situação de normalidade, positiva”, afirmou. Ele frisou que a Fiesp reafirma a projeção de que o emprego industrial em São Paulo cresce em 2004.

>> Otimismo

Segundo Vaz, deverão ser gerados entre 15 mil e 35 mil novos postos de trabalho nas indústrias paulistas este ano, o que representaria uma elevação do nível de emprego entre 1% e 2,25%.

O diretor ressaltou que a previsão mais otimista poderá ser confirmada com o bom desempenho do mercado interno, uma vez que apenas o crescimento das exportações deverá criar 15 mil postos.