Emprego na indústria paulista cresce 0,65% em março com a criação de 16,5 mil postos

 

O nível de emprego na indústria paulista apresentou elevação de 0,65% em março com a criação de 16,5 mil novos postos de trabalho.

No trimestre, o aumento foi de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano foram criados 50,5 mil vagas na indústria. Nos últimos doze meses, o crescimento foi de 2,9% com a criação de 72,5 mil empregos.

Com o ajuste sazonal, houve queda de 0,19% no nível de emprego no mês.

Os dados estão no levantamento mensal Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e divulgada hoje (14).

Entre os setores que mais contrataram em março estão: fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (5,7%), produtos alimentícios (2,7%) e bebidas (1,4%). Os setores que registraram queda nas contratações foram couros e artigos de couro e de viagem (-1,6%), produtos de madeira (-1,3%) e celulose, papel e produtos de papel (-0,4%).

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Paulo Francini, o mês de março normalmente apresenta resultados positivos. Ele destacou que o resultado de 0,65% foi influenciado pelo setor de açúcar e álcool, que registrou aumento de 0,38% no total de empregos do setor  –  o que corresponde a uma participação de 58,6% do índice (criação de 9,6 mil postos).

Da Agência Brasil