Emprego na indústria paulista tem queda de 0,06% em outubro, diz Fiesp
Em número de vagas, o destaque de baixa foi o setor produtos alimentícios. Setor de açúcar e álcool tem contribuição negativa de 0,21 ponto percentual
O mercado de trabalho na indústria paulista perdeu força em outubro, abatido principalmente pelo setor sucroalcooleiro, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgados nesta quinta-feira (11).
A indústria paulista gerou 1.500 vagas em outubro, o que significa uma queda com ajuste sazonal de 0,06% sobre setembro, a primeira baixa desde abril. Sem ajuste, houve alta de 0,07%.
Dos 22 setores pesquisados, 13 reportaram contratações em outubro – contra 18 em setembro –, sete relataram demissões e dois estabilidade do mercado. Os destaques de queda em outubro foram fabricação de coque, de produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, que produz álcool, com recuo de 4,2%, e bebidas, com queda de 2%.
Em número de vagas, o destaque de baixa foi o setor produtos alimentícios, que inclui o açúcar, com o fechamento de 3.369 postos de trabalho, seguido pelo segmento de fabricação de coque, de produtos derivados de petróleo e biocombustíveis.
Segundo a Fiesp, o setor de açúcar e álcool teve uma contribuição negativa de 0,21 ponto percentual para o índice de emprego do mês, com ajuste sazonal, sendo que os demais setores tiveram contribuição positiva de 0,28 ponto.
Entre janeiro e outubro, o emprego industrial registrou aumento de 8,13%, com a geração de 195.500 novos postos.
Da Reuters