Emprego pela internet atrai pela agilidade e retorno

Apesar da rapidez, cadastros presenciais persistem nos centros públicos da Região

O baixo custo e a rapidez na internet têm atraído cada vez mais pessoas em busca de uma vaga de trabalho com cadastros on-line. Em empresa especializada, a média chega a ser 60% do total de cadastros. Apesar do sistema atraente, a procura por emprego em locais físicos ainda mantém grande movimento para cadastramento como nos centros públicos de emprego da Região.

A Perfil Humano, consultoria especializada em seleção pessoal, na Capital, realiza média de 100 cadastros por mês, sendo 60% dos candidatos selecionados pela internet. O coordenador de Recursos Humanos da empresa, Marcelo Costa, explica que com a facilidade das redes sociais, o retorno se tornou mais rápido, tanto para o trabalhador como para o local que está contratando.

“Nos últimos 10 anos, a procura por emprego na internet tem aumentado muito, o que acaba sendo vantajoso também para a empresa, que pode manter contatos posteriores com o trabalhador por meio das mídias sociais”.

Outro benefício do uso da internet para procura de vaga de emprego é o baixo custo. “Muitas pessoas não têm dinheiro para entregar o currículo na empresa pessoalmente. Quando a busca é realizada em casa não existe esse problema, e o candidato acaba economizando tempo e dinheiro”, conta o coordenador de RH da Perfil Humano.

A publicação da matéria intitulada Golden Square Shopping abre 200 vagas, postada em  maio deste ano no site ABCD MAIOR obteve 6.131 mil compartilhamentos no facebook, atingindo 203,3 mil pessoas na rede social. Os dados do facebook revelam uma forte busca por oportunidades no mercado de trabalho por meio de sites e redes sociais pois, normalmente, as matérias alcançam uma média de 300 compartilhamentos.

Glauber Canovas, porta voz do Golden Square Shopping, acredita que a principal razão do grande número de acessos na matéria tenha sido o fato de o empreendimento buscar empregar especialmente moradores do ABCD. “O interesse por empregos na Região é grande, e hoje a procura maior é pela internet, dificilmente você encontra alguém que entregue currículo de porta em porta”.

CTR cadastra mais pessoalmente

Apesar da grande procura por vagas na internet, os centros públicos de emprego da Região continuam tendo mais cadastros realizados diretamente. O período de maior movimento é na segunda quinzena de janeiro, período típico de elevação no desemprego.

O assistente de coordenação da CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo, Marcio Cristiano, disse que cerca de 350 pessoas realizam cadastro na central por dia. “Ainda temos uma presença forte das pessoas nos postos de trabalho no ABCD. Mesmo tendo acesso às vagas pela internet, as pessoas preferem verificar presencialmente”.

E completou: “O trabalhador se sente mais confiante indo pessoalmente até a CTR, pois assim pode tirar as dúvidas e verificar as vagas disponíveis, além de poder se candidatar a três cargos, sendo que o site oferece apenas uma oportunidade”, explica Cristiano.

Ivonete Cardoso, desempregada há 20 dias, já realizou uma entrevista para auxiliar de limpeza na CTR. “Nos centros públicos tenho mais retorno e mais informações do que pela internet. Vejo mais benefícios consultando as vagas presencialmente quando se trata dos centros públicos”.

Do ABCDMaior