Emprego registra forte crescimento em abril

Geração de empregos em abril foi 65% maior que em março. Foto: Raquel Camargo/SMABC

 

A economia brasileira criou 196.913 vagas formais em abril, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho. 

Este foi o melhor mês no ano para o emprego no Brasil (veja quadro nesta página) e registrou um aumento de 65% em relação a março.  Em 12 meses, o Brasil gerou 1,087 milhão de empregos formais.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, os números demonstram a retomada do emprego no País. “Houve crescimento em 11 dos 12 setores da economia”, destacou.

A retomada ganha ainda mais importância porque acontece em meio a uma forte crise na economia mundial, que afeta duramente as nações mais desenvolvidas da Europa e América do Norte.

 

Movimento inverso

A consistência do crescimento no emprego é comprovada pelos números do Caged em São Paulo, onde abril também foi o melhor mês do ano para a abertura de postos de trabalho. (veja quadro nesta página).

Segundo o levantamento do Ministério do Trabalho, foram abertas 80.227 vagas em abril no Estado, praticamente o dobro dos 46.320 postos criados em março último.

Este crescimento do emprego no País e no Estado influiu positivamente no ABC, onde abril também foi o melhor mês do ano, com a geração de 3.247 postos de trabalho.

Com este resultado, o emprego na região já cresceu 34% se comparado a igual período do ano passado. Basta notar que de janeiro a abril de 2012 haviam sido fechadas 2.862 vagas na região e nos mesmos quatro meses de 2013 o movimento da economia foi inverso e registrou a abertura de 1.887 postos.

Toda a economia

Outro bom resultado foi registrado no emprego na indústria de transformação do ABC – onde estão incluídos os Metalúrgicos do ABC.

Enquanto no primeiro quadrimestre do ano passado foram fechados 2.862 postos de trabalho, em 2013 foram abertos 1.887 vagas.

O crescimento foi puxado pelas fábricas de ônibus e caminhões, que retomaram sua produção após forte crise. Mas a retomada do emprego ocorreu também em outras áreas importantes, como obras e acabamento, comércio varejista, alimentos, transporte coletivos, serviços tecnológicos etc.

Pelo tipo de ocupação em que as vagas foram abertas, é possível perceber que a retoma alcança toda a economia.

 

Da Redação