Emprego volta a crescer no ABC
Saldo foi positivo nos dois primeiros meses deste ano, aponta o boletim mensal sobre mercado de trabalho, elaborado pela subseção do Dieese no Sindicato
Foto: Rossana Lana / SMABC
O saldo de empregos foi positivo no ABC nos dois primeiros meses deste ano, aponta o boletim mensal sobre mercado de trabalho, elaborado pela subseção do Dieese no Sindicato.
Foram gerados 2.212 postos de trabalho no mês de fevereiro contra apenas 362 em igual período de 2012, o que confirma a retomada do crescimento.
“Esse dado é extremamente positivo”, analisou Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, diretor de Administração do Sindicato.
“Não podemos esquecer que o mundo continua enfrentando forte crise, que provoca altos níveis de desemprego inclusive em locais com economia extremamente desenvolvida, como Europa e Estados Unidos”, prosseguiu.
Mobilização
Para o dirigente, no entanto, ainda é cedo para comemorar. Mas a pesquisa já sinaliza uma melhora da confiança no mercado interno brasileiro.
Segundo Barba, essa confiança está relacionada às políticas governamentais de incentivos para a indústria e o consumo. “Várias ações contribuíram para modificar o cenário de desaceleração”, destacou.
“Entre essas ações está a mobilização dos trabalhadores, principalmente dos Metalúrgicos do ABC, que exigiram a valorização da produção no Brasil”, lembrou.
Inovar-Auto já reflete nas contratações das montadoras
Outro dado importante vem da própria indústria automotiva que, ainda segundo o estudo do Dieese, mostra que as montadoras no Brasil contratam o maior número de trabalhadores dos últimos 20 anos.
“O fato das montadoras se aproximarem dos níveis de empregos de duas décadas atrás já é reflexo do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, que também é uma grande vitória da categoria”, afirmou Barba.
Aumento da PEA
Outro dado pesquisado que também aponta para um aumento da confiança, desta vez do trabalhador, é o crescimento da População Economicamente Ativa, a PEA.
Segundo estimativa do estudo, nove mil pessoas a mais voltaram a procurar emprego em fevereiro na região em relação ao mês anterior.
Da Redação