Empresa desenvolve caminhão que pode ser carregado na própria rede elétrica
Projeto foi feito pela Neoenergia sob a base de um BYD T7 está em fase de testes
A Neoenergia desenvolveu um projeto especial de caminhão elétrico para uso em serviços de distribuição de energia elétrica. Baseado no BYD T7, o veículo traz algumas modificações realizadas “de acordo com as necessidades” da companhia. Um dos destaques está no sistema de recarga. Um carregador instalado na carroceria do caminhão pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora.
Isso resulta em um ganho de tempo significativo nas atividades, já que o caminhão não precisa retornar para as bases operacionais para eventuais recargas durante o trajeto. Além disso, o veículo traz um cesto aéreo com acionamento elétrico para auxiliar os profissionais na realização dos serviços na rede elétrica. O caminhão usa a telemetria para monitorar informações sobre carga da bateria e a roteirização das atividades do dia.
Com isso, o sistema consegue calcular a necessidade de recarga e identificar onde estão os pontos de abastecimento espalhados no trajeto. A fase de testes dos equipamentos foi iniciada nas cidades de Limeira e Mairiporã, ambas em São Paulo – e em uma área de concessão da Neoenergia Elektro.
O projeto de um caminhão elétrico personalizado faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável da Neoenergia, que prevê projetos para expandir a infraestrutura de recarga de veículos e desenvolver novas soluções. A estratégia inclui a construção do Corredor Verde, primeira eletrovia do Nordeste que pretende contar com 18 eletropostos instalados ao longo de 1,2 mil quilômetros, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte.
Do Automotive Business