Empresas automotivas caem entre as marcas mais valiosas do mundo

Levantamento da Kantar aponta somente três nomes do setor entre os cem mais valorizados

A 20ª edição da pesquisa global da Kantar BrandZ, plataforma de avaliação de marcas, indica que empresas automotivas têm percepção cada vez mais discreta, segundo avaliação de 4,5 milhões de consumidores de dezenas de países sobre 22 mil marcas de 538 setores. Das 100 marcas mais valiosas apuradas e que somam US$ 10,7 trilhões, somente três integram o setor: Tesla, Toyota e Mercedes-Benz.

Ainda assim, é bom frisar, com valores apurados muito, mas muito distantes do topo do levantamento. Orçada em US$ 86 bilhões, a Tesla é a mais bem avaliada entre as três montadoras, mas aparece somente na 28ª colocação no geral. A gigante Toyota (US$ 29,3 bilhões) surge na ainda mais modesta 77ª posição e a tradicionalíssima Mercedes-Benz (US$ 20,8 bilhões) é a centésima e última colocada.

Os valores atribuídos às marcas que lideram o ranking Top 100 — nove delas de tecnologia — explicitam o abismo estabelecido para indústria automotiva. A líder Apple está avaliada em US$ 1,3 trilhões, equivalente a 15 vezes a Tesla ou 45 vezes a Toyota. O Google sozinho vale US$ 944,1 bilhões e a Microsoft, US$ 884,8 bilhões.

Com valorização de 7% frente ao levantamento efetuado para 2024, o time das dez marcas automotivas mais caras está orçado em US$ 224,1 bilhões, perto de 17% do valor isolado da Apple. Oito dos dez nomes ligados aos automóveis perderam valor quando comparados a 2024. As exceções foram a Tesla, com crescimento de 20%, e particularmente a BYD, com expressiva evolução de 44%.

Do AutoIndústria