Empresas da Região contrataram 30 mil trabalhadores neste ano
O ABCD registrou a criação de 30.509 postos de trabalho de janeiro a novembro deste ano, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta terça-feira (20/12).
O resultado só foi foi melhor porque o saldo de novembro foi negativo contrariando expectativas e uma tendência verificada para esse período do ano.
No mês passado o emprego formal teve uma queda de 287 postos . A indústria de transformação foi um dos setores com maior número de demissões em relação as contratações do período.
De acordo com os dados, a Região contratou em novembro 29.373 trabalhadores e demitiu 29.660 no mesmo mês.
Indústria
Na indústria de transformação em todas as cidades da Região o número de desligamentos superou o de contratados. No setor em novembro foram 6.374 desligados contra 4.630 contratados, o que resulta em um saldo de 1.744 trabalhadores superior a quantidade contratados no período.
Em Santo André, por exemplo, foram 1.238 demissões contra 712 contratações nesta área em novembro.
Construção Civil
O setor da construção civil também apontou o mesmo quadro das demissões superarem as admissões na região, exceto em Ribeirão Pires onde o setor ficou positivo . Na regiãocomo um todo foram demitidos 3.436 contra 2.431 contratados, o que resulta em uma diferença de 1.005 desligamentos superior a quantidade contratados.
Comércio e seviços
Já o setor de comércio e serviços apresentou resultados positivos. Em todos os municípios do ABCD o setor do comércio no mês de novembro ficou com o número de contratações superior ao de demissões. Em São Bernardo, por exemplo, foram 2.115 admitidos contra 1.580 demitidos. Em São Caetano foram 1.062 contratados para 658 desligados.
O setor de serviços apresentou um saldo positivo em três municípios ( Santo André, São Bernardo, São Caetano), nos demais municípios apresentou uma pequena diferença no aumento do número de desligados em relação ao de admitidos.
Do ABCD Maior