Empresas da Região criam 450 vagas em julho, aponta Fiesp

As empresas associadas às regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) na Região criaram 450 vagas de emprego em julho. Os dados são referentes ao Índice de Nível de Emprego da Indústria Paulista divulgado pela Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta quarta-feira (10/08).
 
Das quatro diretorias regionais representadas no ABCD, apenas a de Santo André (que inclui Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) reduziu o número de postos de trabalho, foram dispensados 500 trabalhadores. Nas demais empresas da base das diretorias de São Bernardo, São Caetano e Diadema, o saldo de emprego totalizou 950 postos.

Para o professor de Economia, da Universidade Metodista, Douglas Filenga, o aumento no número de vagas na Região ainda é reflexo da conjuntura econômica do passado. As ações atuais ainda não provocam efeito no mercado, porém, a tendência futuramente será de estabilidade ou queda, acompanhando também a crise mundial. “O que existe é um cenário de trauma pela crise, até as oscilações na Bolsa fazem com que os empresários se lembrem e segurem os gastos”, acrescenta Filenga.

O nível de emprego industrial em Santo André caiu 0,77% em julho em relação a junho com a diminuição de 500 postos de trabalho. O resultado negativo foi influenciado pelos setores de produtos de borracha e plástico, metalurgia e metal. De acordo com a pesquisa, o balanço só não foi pior devido às variações positivas dos segmentos químicos e de veículos automotores.

Na base da diretoria regional do Ciesp Diadema, o emprego nas empresas cresceu 0,86%, um acréscimo de 500 empregos.  Conforme o estudo, os setores de máquinas e equipamentos, produtos químicos, de borracha e material plástico contribuíram o aumento no número de postos de trabalho.
As empresas das diretorias regionais de São Bernardo e São Caetano tiveram acréscimo de 350 e 100 empregos, respectivamente. Em São Bernardo influenciaram positivamente no índice os setores de máquinas e equipamentos, veículos automotores e autopeças e produtos químicos. Já em São Caetano apresentaram queda, os segmentos de veículos automotores e alimentício.

Indústria paulista
De janeiro a julho deste ano, a indústria paulista gerou 120 mil empregos, o que representou um crescimento de 4,64% em comparação a mesmo período do ano anterior. Em julho, 4 mil vagas foram criadas pela indústria paulista, crescimento de 0,14% em comparação a junho. O setor que mais aumentou o número de contratações foi o de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com 1.802 contratações em julho (2,2% de crescimento em comparação ao mês anterior).

Nos últimos doze meses, o índice registrou aumento de 2,27%, com a geração de 61,5 mil postos de trabalho.

Do ABCD Maior