Empresas de TV por assinatura tem 30 dias para apresentar plano de investimentos
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) chamou as empresas de TV por assinatura para cobrar melhoria na qualidade dos serviços. Ela está realizando nesta quinta-feira uma rodada de reuniões com as empresas – GVT, Claro TV (Embratel), Net, Oi TV e Sky – , somente a Algar, da CTBC Telecom, e TV A e Telefonica Digital, as duas da Telefonica, não foram chamadas. As empresas terão prazo de 30 dias para apresentar um plano de investimentos.
O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maia, disse que a agência identificou que apesar do setor estar crescendo na faixa de 30%, “um nível chines” as reclamações estão aumentando na proporção de 100%, o que inaceitável para um crescimento de 30%. As queixas em relação a qualidade do serviço em janeiro do ano passado chegaram a 7 mil, e em abril deste ano foram 13 mil, contou ele, as principais são falha do serviço, qualidade do atendimento e cobranças com erro. Ele explicou que “cada empresa é pior em determinado item”.
– Está descolado, é três vezes mais e não faz sentindo e por conta disso estamos chamando as empresas para que elas apresentem um plano de ação para que o nível de reclamações caia e e o serviço melhore – disse.
As queixas em relação a qualidade do serviço em janeiro do ano passado chegaram a 7 mil, e em abril deste ano foram 13 mil, contou ele, as principais são falha do serviço, qualidade do atendimento e cobranças com erro.
– Cada empresa é pior em determinado item. Mas não vamos tomar uma medida, como a tomada em outro setor sem dar a oportunidade para que as empresas se adequarem – disse o superintendente.
Marconi Maia afirmou que a GVT, a primeira a se reunir com os técnicos da Anatel, teve problemas muito graves em Belo Horizonte, onde a empresa terceirizou os profissionais para fazer reparos técnicos.
– Os profissionais não estavam habilitados a atender os assinantes, a prestar o suporte técnico – disse o superintendente.
Quanto a Claro TV, o problema são os erros em conta, está superior a meta da Anatel de 0,65 por mil assinaturas.
O Brasil contava até o final de agosto com 15,1 milhões de domicílios com TV paga, o que representou um crescimento de 2,16% em relação a julho, divulgou a Anatel hoje. Se for considerado o número médio de 3,3 pessoas por residência, o serviço atinge 50 milhões de habitantes. A maior parte do mercado era das empresas de TV via satélite (DTH) com 59% da base e a dos serviços a cabo alcançou 39,8% dos assinantes.
Número de reclamações de outras empresas será reavaliado
Marconi Maia disse ainda que vai reavaliar os números de reclamações de outras empresas, a exemplo da TV A e Telefonica Digital, as duas da Telefonica. A meta de qualidade exigida pela Anatel era que ficassem abaixo de 0,65 por mil assinantes, mas em fevereiro, as duas não estavam cumprindo o índice: o desempenho da TV A era de 1,24 por mil assinantes, e da Telefonica Digital chegava a 0,87. Dependendo da análise das informações, elas poderão ser chamadas para apresentar planos de ações e investimentos.
Marconi se reuniu ainda na parte da manhã com os representantes da Net. Segundo ele, a empresa de TV por assinatura tem uma participação grande no mercado e seu maior problema é quanto a cobrança.
Ao ser perguntado sobre possíveis punições, ele disse que as empresas de TV paga têm que apresentar os planos de ação em 30 dias, caso não cumpram a determinação, a agência abrirá processos administrativos.
“Estamos tentando evitar uma medida cautelar. Um crescimento de 100% nas reclamações pressupõe uma medida de exceção”, admitiu.
Segundo ele, um ponto comum de reclamações contra as empresas é o atendimento de reparos e que elas precisarão deixar de contratar equipes terceirizadas.
O vice-presidente da Net, Daniel Barros, disse que a empresa entende que prestação de serviço e atendimento tem sempre o que melhorar. Ele explicou que a maioria da equipe de reparos é da própria empresa, mas que pretendem fazer investimentos em treinamento de pessoal. O total de investimentos da Net para este ano é de R$ 2,5 bilhões, aí já incluídos novos serviços, manutenção e atendimento de novos mercados.
No período da tarde, o superintendente se reúne com com os representantes da Oi TV e da Sky.
Do O Globo